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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/jeferson/2005/06.08.14.29
%2 sid.inpe.br/jeferson/2005/06.08.14.29.25
%T Análise do sistema educacional brasileiro
%J Analysis of the brazilian educational system
%D 1969
%8 1969-09
%9 Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional)
%P 107
%A Ferraz, José Eugenio Guisard,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K educação, education.
%X O trabalho consiste na analise do sistema educacional brasileiro do ponto de vista econômico. Para tal utilizamos um modelo de programação linear construído inicialmente por Samuel Bowles em 1964. No desenvolvimento da tese descrevemos o conceito atual de economia da educação, levantamos um conjunto de dados sobre a situação do sistema brasileiro de educação e estudamos os diversos tipos de modelos que poderiam ser utilizados. O modelo de Bowles e aplicado ao caso brasileiro e resultados ótimos para a distribuição de recursos no sistema educacional são obtidos. Diversas conclusões foram tiradas baseadas nos resultados do modelo e nos dados levantados no capítulo 2. Como sub-produto desenvolvemos um programa em FORTRAN IV para a resolução do SIMPLEX com elevados números de variáveis e restrições. ABSTRACT: The work is to analyze the Brazilian educational system from an economic point of view. For this we use a linear programming model built initially by Samuel Bowles in 1964. In the development of the thesis describe the current concept of economics of education, raise a set of data on the situation of the Brazilian education system and study the various types of models could be used. The model Bowles and applied to the Brazilian case and excellent results for the distribution of resources in the education system are obtained. Several conclusions were drawn based on the model results and the data identified in Chapter 2. As a by-product we developed a FORTRAN IV program for the resolution of the SIMPLEX with elevated variable numbers and restrictions.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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