%0 Conference Proceedings %@holdercode {isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S} %@nexthigherunit 8JMKD3MGPCW/3EU29DP %@nexthigherunit 8JMKD3MGPCW/43SKC35 %@usergroup administrator %@usergroup deicy %3 simulacao numerica.pdf %B Congresso Brasileiro de Meteorologia, 14. %X Este trabalho analisa o transporte atmosférico de monóxido de carbono liberado por queima de biomassa, enfatizando o papel de sistemas convectivos profundos na redistribuição tridimensional da pluma de gás. A metodologia envolve a utilização de simulação numérica com o modelo atmosférico acoplado CATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System), que utiliza o formalismo Euleriano para prognóstico da concentração de gases-traço. Neste método, a equação de conservação de massa de CO é resolvida paralelamente às equações do modelo atmosférico. A emissão de gases-traço produzidos durante o processo de queima de biomassa é parametrizada e introduzida no modelo. A estimativa de área queimada diariamente é obtida através da normalização da área total queimada no período em função dos valores de Aerosol Index (TOMS). Uma parametrização de cúmulos com tratamento estatístico é utilizada para reprodução realista dos sistemas convectivos que atuaram no domínio espacial de estudo. Os resultados obtidos pelo modelo são comparados e validados com dados coletados durante a campanha LBA-CLAIRE-98. Fica evidente o papel da convecção profunda no transporte dos poluentes para a alta troposfera e a adequação dos modelos numéricos, capazes de reproduzir com realismo os mecanismos envolvidos. ABSTRACT. The atmospheric transport of carbon monoxide from the biomass burning was studied focusing on the role of deep convective systems on the 3D redistribution using the Eulerian approach for CO mixing ratio determination. The simulation was carried out using CATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System). In this method, the mass conservation equation for CO is solved in-line with the atmospheric model equations. Source emissions of trace gases associated with biomass burning activities were parameterized and introduced in the model. The daily burned area estimate was obtained through a normalization of the total burned area using TOMS Aerosol Index. A convective parameterization with training capability was used in order to improve the representation of the involving deep convective systems in the model. Model results were compared and validated with observational data collected during the LBA-CLAIRE-98 campaign. The numerical simulation was able to reproduce the observed CO profile and could explain the main transport mechanisms involved. %@mirrorrepository sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17.24 %T Simulação numérica da emissão e do transporte de biomassa queimada durante o incêndio de Roraima em 1998 %@electronicmailaddress rodrigo@master.iag.usp.br %@electronicmailaddress saulo.freitas@cptec.inpe.br %@electronicmailaddress karla.longo@cptec.inpe.br %@format CD-ROM %@tertiarytype Artigo %@secondarytype PRE CN %K transporte atmosférico, gases-traço, convecção. %8 27/11 a 01/12/2006 %@group %@group DMD-INPE-MCT-BR %@group DGE-INPE-MCT-BR %@e-mailaddress deicy@cptec.inpe.br %@secondarykey INPE--PRE/ %2 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/10.05.17.19.36 %@affiliation Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo %@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE %@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE %4 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/10.05.17.19 %D 2006 %1 SBMET %S Anais %A Gevaerd, Rodrigo, %A Freitas, Saulo Ribeiro, %A Longo, Karla, %C Florianópolis - SC %@area MET