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1. Identity statement
Reference TypeThesis or Dissertation (Thesis)
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP8W/34RQSJ2
Repositorysid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/03.02.21.00   (restricted access)
Last Update2010:01.11.15.16.20 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/03.02.21.00.37
Metadata Last Update2020:07.28.18.31.21 (UTC) simone
Secondary KeyINPE-15781-TDI/1524
Citation KeyLustosa:2009:InTiBa
TitleInfluência de tipos de barramentos e de suas características de alto nível em sistemas de controle por rede
Alternate TitleInfluence of databus types and some high level characteristics in networked control systems
CourseCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Year2009
Date2009-04-16
Access Date2024, Mar. 28
Thesis TypeDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Secondary TypeTDI
Number of Pages245
Number of Files1
Size5161 KiB
2. Context
AuthorLustosa, Herminio Duque
GroupCMC-SPG-INPE-MCT-BR
CommitteeRicci, Mario Cesar (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador)
Carrara, Valdemir
Santos, Walter Abrahão dos
Moreira, Fernando José de Oliveira
e-Mail Addressherminio.lustosa@embraer.com.br
UniversityInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CitySão José dos Campos
History (UTC)2009-03-02 21:00:37 :: herminio.lustosa@embraer.com.br -> yolanda ::
2009-03-04 17:51:29 :: yolanda -> supervisor ::
2009-03-20 14:25:58 :: supervisor -> yolanda ::
2009-06-15 20:24:54 :: yolanda -> herminio.lustosa@embraer.com.br ::
2009-06-22 21:44:25 :: herminio.lustosa@embraer.com.br -> supervisor ::
2009-07-07 13:59:45 :: supervisor -> administrator ::
2009-07-07 16:14:18 :: administrator -> camila ::
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2020-04-28 17:48:25 :: administrator -> simone :: 2009
2020-07-28 18:31:21 :: simone -> sergio :: 2009
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordsbarramento de dados
sistema de controle por rede
disparado por evento
disparado por tempo
incerteza em transmissão de dados
control area network (CAN)
time triggered protocol (TTP)
comandos de voo
plataforma multimissão (PMM)
fly-by-wire
atraso
databus
networked control system
evet-triggered
time-triggered
jiter
CAN
TTP
PMM
FLY-BY-WIRE
latency
AbstractEste trabalho estuda as influências de tipos de barramentos e de suas características de alto nível em sistemas de controle por rede. Para isto, avaliou-se as seguintes tecnologias AFDX, CAN Bus, TTP/C, FlexRay, ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553, RS-422 e RS-485. Diante disso, elencou-se as principais características e como resultado disso, produziu-se uma tabela com todos esses dados, que pode ser utilizada como ferramenta no dia-a-dia. Além disso, foi utilizada a ferramenta de simulação baseada no software MatLab/Simulink^® chamada TrueTime^® (uma ferramenta especialmente delineada para análise de barramentos de dados), simulando os seguintes estudos de caso: 1) uma malha simples de controle de aplicação aeronáutica; e 2) o controlador de atitude de um satélite. Tal ferramenta possibilitou uma análise metódica e detalhada do comportamento do sistema em função de determinadas características dos barramentos: largura de banda e taxa de ocupação do barramento. Isso possibilitou a descrição e identificação dos principais parâmetros de um barramento de dados que se deve considerar ao se projetar um sistema, principalmente no que se refere à latência dos dados, afetando diretamente as suas características de controle. As simulações mostram os diferentes comportamentos para comunicação time e event-triggered, representados pelos barramentos CAN e TTP bus respectivamente, nos quais foi corroborada a robustez do barramento TTP para variações de largura de banda e variações da taxa de ocupação do barramento. O terceiro estudo de caso realizado foi a implantação de uma arquitetura de Sistemas de Comandos de Vôo, em um hardware real (TTP Cluster), utilizando a ferramenta de software TTPMatLink^®, da TTTEch, onde se pôde verificar a influência do barramento TTP na congruência de dados. Complementando tais estudos de caso, foi feita uma análise da disponibilidade de informação em um sistema de controle com diferentes topologias: ponto-a-ponto, barramento e estrela; avaliando diferentes tipos de barramentos, em busca de uma melhor solução para uma aplicação safety-critical. Os resultados obtidos mostram que a topologia em barramento é mais robusta do ponto de vista de disponibilidade de informação. ABSTRACT: This work consists on studying the influence of databus types and some high level characteristics in Networked Control Systems information were analyzed and compiled with focus in control characteristics and system engineering. Thus, it was evaluated the main technologies of databus available today front some carefully chose characteristics, resulting in a table which compiles all this data that can be used as a quick reference in a day-by-day activities of System Engineering. In addition, it was used a simulation tool, based on MatLab/Simulink^®, called TrueTime^® (a toolbox specially designed for analysis of databuses), simulating the following case studies: 1) simple control loop of an aeronautical application; 2) attitude control of a satellite. This tool enables a methodical analysis of the detailed behavior of the system as a function of some specific databus characteristics, bandwidth and occupation rate of the databus, which made possible identification and evaluation of the main databus parameters that shall be considered in a system design, mainly latency, affecting directly its control characteristics. The simulations show the different behaviors of the communication types, time and event-triggered, represented by CAN and TTP Bus respectively, where it was corroborated the robustness of the TTP bus for bandwidth and occupation rate of the databus. The third case study consists in a implementation of a Flight Controls System architecture, in a real hardware (TTP Cluster), using the toolbox TTPMatLink^®, of the TTTech, where it was verified the influence of the TTP bus in the data congruence. Complementing this work, it was analyzed different types of topologies, where it was corroborated that the bus topology using TTP is better in terms of availability of the information.
AreaETES
Arrangementurlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Influência de tipos...
doc Directory Contentaccess
source Directory Content
@4primeirasPaginas-10.pdf 11/01/2010 09:37 157.9 KiB 
banca_Herminio Duque.pdf 28/07/2009 11:51 18.0 KiB 
Herminio_jun2009.doc 03/07/2009 13:21 11.7 MiB
publicacao.pdf 11/01/2010 10:06 5.0 MiB
agreement Directory Contentthere are no files
4. Conditions of access and use
Languagept
Target Filepublicacao.pdf
User Groupadministrator
camila
herminio.lustosa@embraer.com.br
sergio
supervisor
viveca@sid.inpe.br
yolanda.souza@mcti.gov.br
Visibilityshown
Copy HolderSID/SCD
Read Permissiondeny from all and allow from 150.163
Update Permissiontransferred to sergio
5. Allied materials
Mirror Repositorysid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17.24
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3F2UALS
DisseminationNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Host Collectionsid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
6. Notes
Empty Fieldsacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Description control
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