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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGPDW34P/3NMFQ4P
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m16c/2017/04.12.13.20
Última Atualização2017:07.11.14.33.15 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m16c/2017/04.12.13.20.13
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.03.55.17 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17843-TDI/2581
Chave de CitaçãoAnselmo:2017:DeBaEm
TítuloDesenvolvimento de uma balança de empuxo para propulsores elétricos
Título AlternativoDevelopment of a thrust balance for electric thrusters
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-03-30
Data de Acesso24 abr. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas177
Número de Arquivos1
Tamanho18733 KiB
2. Contextualização
AutorAnselmo, Marcelo Renato
BancaMarques, Rodrigo Intini (presidente)
Sandonato, Gilberto Marrega (orientador)
Costa, Fernando de Souza
Gessini, Paolo
Endereço de e-Mailmarcelo_renato@msn.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-04-12 13:24:53 :: marcelo@lcp.inpe.br -> administrator ::
2017-04-14 15:33:01 :: administrator -> marcelo@lcp.inpe.br ::
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2018-06-04 03:55:17 :: administrator -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavebalança de empuxo
PPT
DCE
impulso
empuxo
thrust balance
PPT
DCE
impulse bit
thrust
ResumoOs testes de caracterização de propulsores buscam a obtenção de parâmetros de desempenho, tais como empuxo, impulso e impulso específico. Para isto, foi desenvolvida uma balança de empuxo para propulsores de plasma pulsado (PPTs, Pulsed Plasma Thrusters), com faixa de medição de impulso entre 14 e 79 $\mu$N·s e resolução mínima de 0,05 e máxima de 0,10 $\mu$N·s, necessária para a caracterização inequívoca destes propulsores elétricos. A técnica de medição direta, na qual o propulsor é montado sobre a balança de empuxo, é considerada a mais adequada e precisa para aplicações com PPTs, permitindo a medição de baixos valores de empuxo ($\sim$ 1 $\mu$N). A balança de empuxo pode ter a configuração de um pêndulo de suspensão, pêndulo invertido ou pêndulo de torção. A configuração de pêndulo de torção foi utilizada devido às suas principais vantagens como relativa simplicidade de construção e custo reduzido. Além disso, essa configuração permite que a força de restauração da balança de empuxo seja independente da massa do propulsor, pois seu eixo de rotação é paralelo ao vetor da força gravitacional. O uso de pivôs de torção de baixa rigidez fez com que a balança pudesse ser mais compacta, com um braço de torção menor. Um dispositivo de calibração eletrostática foi projetado e construído para simular o empuxo de PPTs, calibrar a balança de empuxo e permitir futuros testes da balança com propulsores de plasma pulsado de dupla descarga (DD-PPT, Double Discharge Pulsed Plasma Thrusters), desenvolvidos no Laboratório Associado de Combustão e Propulsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A balança projetada apresentou um erro máximo na medição de impulso de 10 \%, abaixo da faixa de valores de 12 a 15 \%, típicos para este tipo de balança de empuxo. ABSTRACT: The thrusters characterization tests seek to obtain the performance parameters such as thrust, impulse bit and specific impulse. For this, a thrust balance for pulsed plasma thrusters (PPTs) has been developed, able to measure impulse bit values between 14 and 79 $\mu$N·s with a minimum resolution of 0.05 and maximum of 0.10 $\mu$N·s, necessary for the unambiguous characterization of these electric thrusters. The direct measurement technique, in which the thruster is mounted on the thrust balance, is considered the most suitable and accurate for applications with PPTs, allowing the measurement of low thrust values ($\sim$ 1 $\mu$N). The thrust balance can be configured as a hanging pendulum, inverted pendulum or torsional pendulum. The torsional pendulum configuration has as main advantages the relative construction simplicity and reduced cost. In addition, this configuration allows the thrust balance restoration force to be independent of the mass of the thruster, since its rotation axis is parallel to the gravitational force vector. The use of flexural pivots which have low stiffness makes the balance more compact, with a smaller torsional arm. An electrostatic calibration device was designed and built to simulate the thrust of PPTs, to calibrate the thrust balance and to allows forthcoming tests using double discharge pulsed plasma thrusters developed in the Associated Laboratory of Combustion and Propulsion of the Brazilian National Institute for Space Research. The maximum impulse bit measurement error provided by the balance designed was 10 \%, lower than the value range of 12 to 15 \%, typical for this type of thrust balance.
ÁreaETES
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Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17.24
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.36 2
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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