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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br (namespace prefix: upn:32NSFRP)
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/Gt8L8
Repositóriosid.inpe.br/jeferson/2005/06.15.16.45   (acesso restrito)
Última Atualização2008:04.24.18.19.58 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/jeferson/2005/06.15.16.45.07
Última Atualização dos Metadados2024:12.26.14.50.44 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-14490-TDI/1171
Chave de CitaçãoMarquesFo:2005:NaUmSi
TítuloNavegação através de um sistema integrado GPS/INS baseado em IMU não-giroscópica
Título AlternativoIntegrated GPS/INS navigation system based on gyroscope free IMU
CursoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2005
Data Secundária20050615
Data2005-04-15
Data de Acesso13 dez. 2025
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas131
Número de Arquivos406
Tamanho12709 KiB
2. Contextualização
AutorMarques Filho, Edmundo Alberto
GrupoSPG-INPE-MCT-BR
BancaMilani, Paulo Giácomo (presidente)
Rios Neto, Atair (orientador)
Kuga, Hélio Koiti (orientador)
Ferreira, Luiz Danilo Damasceno
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2005-06-15 16:45:07 :: jefferson -> administrator ::
2006-09-27 21:18:31 :: administrator -> jefferson ::
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2024-12-26 14:50:44 :: administrator -> simone :: 2005
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveengenharia e tecnologia espacial
acelerômetros
giroscópios
sistema de posicionamento global
navegação inercial
unidade de medida inercial
filtros de Kalman
space and tecnology engineering
accelerometers
gyroscopes
global positioning system
inertial navigation
inertial measuring units
Kalman filters
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de um sistema de navegação inercial de baixo custo, tipo strapdown, baseado numa unidade de medida inercial não giroscópica que utiliza somente múltiplos acelerômetros e é auxiliado por um receptor GPS. A disponibilidade de acelerômetros de baixo custo, dimensões e peso, com média performance e maior robustez, quando comparados a unidades giroscópicas, é a principal motivação do trabalho. A unidade de medida inercial é composta de um arranjo específico dos acelerômetros de tal forma que se possa medir acelerações lineares e velocidades angulares. Como tais medidas se degradam rapidamente ao longo do tempo, são utilizadas as informações de uma fonte externa, o receptor GPS, como forma de compensar os erros de navegação em aplicações de maior duração. A integração das informações da unidade de medidas não-giroscópica com as de um receptor GPS é implementada, neste trabalho, numa arquitetura fracamente acoplada, através de um filtro de Kalman. Um modelo de erros é derivado para a unidade de medida inercial e utilizado nas equações do filtro de Kalman para estimar e compensar os erros de navegação. O desempenho do sistema integrado é avaliado através de simulação de trajetórias de um veículo de baixa performance. ABSTRACT: The present work has the objective of analyzing the performance of a low cost strapdown inertial navigation system (INS), based on a gyroscope free inertial measurement unit (IMU) that only uses multiples accelerometers and is aided by a GPS receptor data. The availability of low cost, size and weight accelerometers with medium performance and more robustness when compared to gyroscopes of the same technology is the main motivation. The inertial measurement unit is composed by an specific array of accelerometers in such way that linear and angular accelerations can be computed. Since measurements degrates rapidly with time an external source of information, the GPS receptor data, are used to bound the growing errors in navigation long range applications. The GPS/INS loosely integration approach is implemented by a Kalman filter. A model of errors for the accelerometer based IMU and INS are derived and used by the Kalman filter to estimate and compensate the navigation errors. The performance of the integrated system is assessed by using computer simulation of a simple trajectory vehicle.
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD2USNNW34T/4CL6N3H
8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21d/2024/12.26.14.49 - 18
sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 - 13
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
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