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@MastersThesis{Lustosa:2009:InTiBa,
               author = "Lustosa, Herminio Duque",
                title = "Influ{\^e}ncia de tipos de barramentos e de suas 
                         caracter{\'{\i}}sticas de alto n{\'{\i}}vel em sistemas de 
                         controle por rede",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2009",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2009-04-16",
             keywords = "barramento de dados, sistema de controle por rede, disparado por 
                         evento, disparado por tempo, incerteza em transmiss{\~a}o de 
                         dados, control area network (CAN), time triggered protocol (TTP), 
                         comandos de voo, plataforma multimiss{\~a}o (PMM), fly-by-wire, 
                         atraso, databus, networked control system, evet-triggered, 
                         time-triggered, jiter, CAN, TTP, PMM, FLY-BY-WIRE, latency.",
             abstract = "Este trabalho estuda as influ{\^e}ncias de tipos de barramentos e 
                         de suas caracter{\'{\i}}sticas de alto n{\'{\i}}vel em 
                         sistemas de controle por rede. Para isto, avaliou-se as seguintes 
                         tecnologias AFDX, CAN Bus, TTP/C, FlexRay, ARINC 429, ARINC 629, 
                         MIL-STD-1553, RS-422 e RS-485. Diante disso, elencou-se as 
                         principais caracter{\'{\i}}sticas e como resultado disso, 
                         produziu-se uma tabela com todos esses dados, que pode ser 
                         utilizada como ferramenta no dia-a-dia. Al{\'e}m disso, foi 
                         utilizada a ferramenta de simula{\c{c}}{\~a}o baseada no 
                         software MatLab/Simulink^ chamada TrueTime^ (uma ferramenta 
                         especialmente delineada para an{\'a}lise de barramentos de 
                         dados), simulando os seguintes estudos de caso: 1) uma malha 
                         simples de controle de aplica{\c{c}}{\~a}o aeron{\'a}utica; e 
                         2) o controlador de atitude de um sat{\'e}lite. Tal ferramenta 
                         possibilitou uma an{\'a}lise met{\'o}dica e detalhada do 
                         comportamento do sistema em fun{\c{c}}{\~a}o de determinadas 
                         caracter{\'{\i}}sticas dos barramentos: largura de banda e taxa 
                         de ocupa{\c{c}}{\~a}o do barramento. Isso possibilitou a 
                         descri{\c{c}}{\~a}o e identifica{\c{c}}{\~a}o dos principais 
                         par{\^a}metros de um barramento de dados que se deve considerar 
                         ao se projetar um sistema, principalmente no que se refere {\`a} 
                         lat{\^e}ncia dos dados, afetando diretamente as suas 
                         caracter{\'{\i}}sticas de controle. As simula{\c{c}}{\~o}es 
                         mostram os diferentes comportamentos para comunica{\c{c}}{\~a}o 
                         time e event-triggered, representados pelos barramentos CAN e TTP 
                         bus respectivamente, nos quais foi corroborada a robustez do 
                         barramento TTP para varia{\c{c}}{\~o}es de largura de banda e 
                         varia{\c{c}}{\~o}es da taxa de ocupa{\c{c}}{\~a}o do 
                         barramento. O terceiro estudo de caso realizado foi a 
                         implanta{\c{c}}{\~a}o de uma arquitetura de Sistemas de Comandos 
                         de V{\^o}o, em um hardware real (TTP Cluster), utilizando a 
                         ferramenta de software TTPMatLink^, da TTTEch, onde se p{\^o}de 
                         verificar a influ{\^e}ncia do barramento TTP na congru{\^e}ncia 
                         de dados. Complementando tais estudos de caso, foi feita uma 
                         an{\'a}lise da disponibilidade de informa{\c{c}}{\~a}o em um 
                         sistema de controle com diferentes topologias: ponto-a-ponto, 
                         barramento e estrela; avaliando diferentes tipos de barramentos, 
                         em busca de uma melhor solu{\c{c}}{\~a}o para uma 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o safety-critical. Os resultados obtidos 
                         mostram que a topologia em barramento {\'e} mais robusta do ponto 
                         de vista de disponibilidade de informa{\c{c}}{\~a}o. ABSTRACT: 
                         This work consists on studying the influence of databus types and 
                         some high level characteristics in Networked Control Systems 
                         information were analyzed and compiled with focus in control 
                         characteristics and system engineering. Thus, it was evaluated the 
                         main technologies of databus available today front some carefully 
                         chose characteristics, resulting in a table which compiles all 
                         this data that can be used as a quick reference in a day-by-day 
                         activities of System Engineering. In addition, it was used a 
                         simulation tool, based on MatLab/Simulink^, called TrueTime^ (a 
                         toolbox specially designed for analysis of databuses), simulating 
                         the following case studies: 1) simple control loop of an 
                         aeronautical application; 2) attitude control of a satellite. This 
                         tool enables a methodical analysis of the detailed behavior of the 
                         system as a function of some specific databus characteristics, 
                         bandwidth and occupation rate of the databus, which made possible 
                         identification and evaluation of the main databus parameters that 
                         shall be considered in a system design, mainly latency, affecting 
                         directly its control characteristics. The simulations show the 
                         different behaviors of the communication types, time and 
                         event-triggered, represented by CAN and TTP Bus respectively, 
                         where it was corroborated the robustness of the TTP bus for 
                         bandwidth and occupation rate of the databus. The third case study 
                         consists in a implementation of a Flight Controls System 
                         architecture, in a real hardware (TTP Cluster), using the toolbox 
                         TTPMatLink^, of the TTTech, where it was verified the influence 
                         of the TTP bus in the data congruence. Complementing this work, it 
                         was analyzed different types of topologies, where it was 
                         corroborated that the bus topology using TTP is better in terms of 
                         availability of the information.",
            committee = "Ricci, Mario Cesar (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de 
                         Oliveira e (orientador) and Carrara, Valdemir and Santos, Walter 
                         Abrah{\~a}o dos and Moreira, Fernando Jos{\'e} de Oliveira",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Influence of databus types and some high level characteristics in 
                         networked control systems",
             language = "pt",
                pages = "245",
                  ibi = "8JMKD3MGP8W/34RQSJ2",
                  url = "http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP8W/34RQSJ2",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "03 ago. 2020"
}


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