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		<citationkey>Borges:2009:EsExLa</citationkey>
		<author>Borges, Marcos de Melo,</author>
		<group>PCP-SPG-INPE-MCT-BR</group>
		<title>Estudo experimental do lançador hipersônico de massa</title>
		<year>2009</year>
		<committee>Netto, Demétrio Bastos (presidente),</committee>
		<committee>Minucci, Marco Antônio Sala (orientador),</committee>
		<committee>Toledo, Antonio Osny de,</committee>
		<committee>Filho, José Bezerra Pessoa,</committee>
		<date>2009-03-31</date>
		<alternatetitle>Experimental study of the hypersonic mass launcher</alternatetitle>
		<university>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</university>
		<city>São José dos Campos</city>
		<keywords>hipersônica, RAM accelerator, two stage light gas gun, compressor a pistão livre, hypersonic, RAM accelerator, two stage gas gun, free piston compressor.</keywords>
		<abstract>Os avanços na tecnologia aeroespacial tornaram imprescindíveis ensaios em laboratórios de veículos hipersônicos. Em conseqüência houve a necessidade de desenvolver dispositivos capazes de gerar tais condições. Um dos métodos utilizados para simular essas condições é o Lançador Hipersônico de Massa (LHM), que vem merecendo considerável interesse, tanto no campo experimental quanto no teórico. Este trabalho consiste da montagem e estudo experimental deste dispositivo. O Lançador Hipersônico de Massa é dividido em duas partes, a seção de compressão e a seção de aceleração. A seção de compressão é composta de um compressor a pistão livre, do qual são descritos resumidamente neste trabalho detalhes técnicos e operacionais de cada componente do sistema. Os parâmetros: massa do pistão, comprimento do tubo de compressão, pressão no tanque de alta pressão e pressão no interior do tubo de compressão são analisados experimentalmente e comparados a um modelo numérico básico. Na seção de aceleração são descritos resumidamente detalhes técnicos e operacionais de cada componente do sistema. É descrito o conceito de velocidade de detonação de Chapman Jouguet da mistura energética verificando sua influência na aceleração do modelo através dos regimes de propulsão. São apresentados dados experimentais da velocidade do modelo antes e após penetrar no estágio da seção de aceleração que contem em seu interior uma mistura propelente. ABSTRACT: Recent developments in aerospace technology have made ground tests of hypersonic vehicles mandatory. As a consequence, the need to develop facilities capable of producing hypersonic flight conditions is essential. One of the methods employed to simulate such conditions is the Hypersonic Mass Launcher (LHM), which has attracted considerable attention, both in experimental and in theoretical fields. This work discusses both the assembly and the experimental study of this facility. The LHM comprises two main sessions, one for gas compression and the other for model acceleration. The compression session is composed by one free piston compressor, whose technical and operational details of each component of the system are described. Piston mass, compression tube length, pressure at the high-pressure tank and pressure inside the compression tube have been analyzed experimentaly and compared to a numerical model. In the acceleration tube, technical and operational details of each component of the system are described. The concept of the Chapman-Jouguet detonation velocity of an energetic mixture, as well the investigaton of its influence on the model acceleration across the propulsion regime are presented. Velocity data, before and after the model penetration into the acceleration tube, containning an energetic gas mixture inside, are also presented and discussed.</abstract>
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		<language>pt</language>
		<thesistype>Dissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)</thesistype>
		<secondarytype>TDI</secondarytype>
		<dissemination>NTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.</dissemination>
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		<course>PCP-SPG-INPE-MCT-BR</course>
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