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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP8W/3674NSS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/10.05.17.19   (acesso restrito)
Última Atualização2009:10.05.17.21.05 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/10.05.17.19.36
Última Atualização dos Metadados2021:02.10.19.01.32 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoGevaerdFreiLong:2006:SiNuEm
TítuloSimulação numérica da emissão e do transporte de biomassa queimada durante o incêndio de Roraima em 1998
FormatoCD-ROM
Ano2006
Data de Acesso27 abr. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho257 KiB
2. Contextualização
Autor1 Gevaerd, Rodrigo
2 Freitas, Saulo Ribeiro
3 Longo, Karla
Grupo1
2 DMD-INPE-MCT-BR
3 DGE-INPE-MCT-BR
Afiliação1 Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE
Endereço de e-Mail do Autor1 rodrigo@master.iag.usp.br
2 saulo.freitas@cptec.inpe.br
3 karla.longo@cptec.inpe.br
Endereço de e-Maildeicy@cptec.inpe.br
Nome do EventoCongresso Brasileiro de Meteorologia, 14.
Localização do EventoFlorianópolis - SC
Data27/11 a 01/12/2006
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
OrganizaçãoSBMET
Histórico (UTC)2009-10-05 17:21:06 :: deicy -> administrator ::
2021-02-10 19:01:32 :: administrator -> simone :: 2006
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Palavras-Chavetransporte atmosférico
gases-traço
convecção
ResumoEste trabalho analisa o transporte atmosférico de monóxido de carbono liberado por queima de biomassa, enfatizando o papel de sistemas convectivos profundos na redistribuição tridimensional da pluma de gás. A metodologia envolve a utilização de simulação numérica com o modelo atmosférico acoplado CATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System), que utiliza o formalismo Euleriano para prognóstico da concentração de gases-traço. Neste método, a equação de conservação de massa de CO é resolvida paralelamente às equações do modelo atmosférico. A emissão de gases-traço produzidos durante o processo de queima de biomassa é parametrizada e introduzida no modelo. A estimativa de área queimada diariamente é obtida através da normalização da área total queimada no período em função dos valores de Aerosol Index (TOMS). Uma parametrização de cúmulos com tratamento estatístico é utilizada para reprodução realista dos sistemas convectivos que atuaram no domínio espacial de estudo. Os resultados obtidos pelo modelo são comparados e validados com dados coletados durante a campanha LBA-CLAIRE-98. Fica evidente o papel da convecção profunda no transporte dos poluentes para a alta troposfera e a adequação dos modelos numéricos, capazes de reproduzir com realismo os mecanismos envolvidos. ABSTRACT. The atmospheric transport of carbon monoxide from the biomass burning was studied focusing on the role of deep convective systems on the 3D redistribution using the Eulerian approach for CO mixing ratio determination. The simulation was carried out using CATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System). In this method, the mass conservation equation for CO is solved in-line with the atmospheric model equations. Source emissions of trace gases associated with biomass burning activities were parameterized and introduced in the model. The daily burned area estimate was obtained through a normalization of the total burned area using TOMS Aerosol Index. A convective parameterization with training capability was used in order to improve the representation of the involving deep convective systems in the model. Model results were compared and validated with observational data collected during the LBA-CLAIRE-98 campaign. The numerical simulation was able to reproduce the observed CO profile and could explain the main transport mechanisms involved.
ÁreaMET
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4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvosimulacao numerica.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
deicy
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17.24
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EU29DP
8JMKD3MGPCW/43SKC35
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination documentstage doi edition editor isbn issn label lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url versiontype volume
7. Controle da descrição
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